O CORPO PLUS SIZE, O CORPO MAIOR

O CORPO PLUS SIZE, O CORPO MAIOR

“Quando deixamos nossos olhos vagarem pelo corpo, conseguimos uma figuração visual incompleta de nós mesmos” (A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique/ Paul Schilder- 3 ed. São Paulo – Martins Fontes -1999 pg. 94)

       O corpo humano é uma indescritível viagem sempre interrompida por padrões estabelecidos. Primeiro por  Pítagoras (matemático e filósofo grego da idade clássica) que sugeriu as medidas da beleza perfeita e depois por métricas estabelecidas por Leonardo da Vinci (pintor , inventor, que viveu na época do renascimento). Depois disso veio a vestimenta e suas  bizarras regras e criações. Cansativo! Essas interrupções podem levam a alma a adoecer, a saúde a padecer e o emocional a se consumir. Padrões deveriam ser abolidos, o ser humano com seu corpo, respeitado e liberado da estética que aprisiona. Atualmente corpos plus size estão, finalmente em revolução.

Body Positive

Movimentos do corpo livre, “body positive”,  que pregam a aceitação do corpo,  promoveram um levante contra os preconceitos advindos da sociedade que é, e sempre foi, conduzida a apreciar aquilo que é imposto como belo. Sociedade manipulada. Essa revolução está exigindo e conseguindo que os corpos plus sejam olhados pela indústria da moda, da roupa, das agências de modelos, das revistas e sites como corpos que existem, eles queiram ou não.  

A inclusão virou caso de direitos humanos. A temática saúde está ligada ao corpo plus, mas temos que cuidar primeiro da aceitação, da saúde mental e depois, só depois, buscar  pelo corpo saudável, não magro, pois esse tipo também nem sempre é  saudável, e está atrelado a doenças emocionais gravíssimas como bulimia e anorexia. É preciso iniciar uma alteração dos padrões cerebrais e “degolar” padrões absurdos. O desprezo, o ataque sem sentido, ofendem, agridem, matam. Urgente uma revolução emocional, social, de beleza, para que possamos enxergar a diversidade de corpos como uma máquina perfeita.

       Inclusão, aceitação, mudanças de padrões estéticos, são posicionamentos contemporâneos e evolutivos. Vamos a eles?

Sobre a autora:

Marcia Caldas é consultora de Imagem, Estilo, Moda e Comportamento, formada pelo Instituto Marangoni de Paris em 2011. Proprietária da Escola de Formação em Consultoria de Imagem, Estilo, Moda e Comportamento Marcia Caldas Vellozo Machado.

Gostou do artigo? Confira também

modelo boudoir

Ensaio Plus Size: o ensaio Boudoir e o amor próprio

2 comentários sobre “O CORPO PLUS SIZE, O CORPO MAIOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *