O CORPO PLUS SIZE, O CORPO MAIOR

“Quando deixamos nossos olhos vagarem pelo corpo, conseguimos uma figuração visual incompleta de nós mesmos” (A Imagem do Corpo: as energias construtivas da psique/ Paul Schilder- 3 ed. São Paulo – Martins Fontes -1999 pg. 94)
O corpo humano é uma indescritível viagem sempre interrompida por padrões estabelecidos. Primeiro por Pítagoras (matemático e filósofo grego da idade clássica) que sugeriu as medidas da beleza perfeita e depois por métricas estabelecidas por Leonardo da Vinci (pintor , inventor, que viveu na época do renascimento). Depois disso veio a vestimenta e suas bizarras regras e criações. Cansativo! Essas interrupções podem levam a alma a adoecer, a saúde a padecer e o emocional a se consumir. Padrões deveriam ser abolidos, o ser humano com seu corpo, respeitado e liberado da estética que aprisiona. Atualmente corpos plus size estão, finalmente em revolução.
Body Positive
Movimentos do corpo livre, “body positive”, que pregam a aceitação do corpo, promoveram um levante contra os preconceitos advindos da sociedade que é, e sempre foi, conduzida a apreciar aquilo que é imposto como belo. Sociedade manipulada. Essa revolução está exigindo e conseguindo que os corpos plus sejam olhados pela indústria da moda, da roupa, das agências de modelos, das revistas e sites como corpos que existem, eles queiram ou não.
A inclusão virou caso de direitos humanos. A temática saúde está ligada ao corpo plus, mas temos que cuidar primeiro da aceitação, da saúde mental e depois, só depois, buscar pelo corpo saudável, não magro, pois esse tipo também nem sempre é saudável, e está atrelado a doenças emocionais gravíssimas como bulimia e anorexia. É preciso iniciar uma alteração dos padrões cerebrais e “degolar” padrões absurdos. O desprezo, o ataque sem sentido, ofendem, agridem, matam. Urgente uma revolução emocional, social, de beleza, para que possamos enxergar a diversidade de corpos como uma máquina perfeita.
Inclusão, aceitação, mudanças de padrões estéticos, são posicionamentos contemporâneos e evolutivos. Vamos a eles?
Sobre a autora:
Marcia Caldas é consultora de Imagem, Estilo, Moda e Comportamento, formada pelo Instituto Marangoni de Paris em 2011. Proprietária da Escola de Formação em Consultoria de Imagem, Estilo, Moda e Comportamento Marcia Caldas Vellozo Machado.
Gostou do artigo? Confira também

Excelente artigo! Adorei!