3 dicas para melhorar sua expressão vocal

3 dicas para melhorar sua expressão vocal
Assista essa matéria

A expressão vocal é um aspecto muito importante na carreira de quem trabalha com a própria imagem e precisa muitas vezes falar ou interpretar algo. Talvez você tenha certo receio ou insegurança com a sua voz, mas não deixe isso te abalar. Vários profissionais enfrentam problemas parecidos e com exercícios simples é possível contornar isso e praticar sua expressão vocal. Por isso, Selecionamos aqui algumas dicas simples para melhorar sua expressão vocal, e você pode praticar em casa mesmo.

Expressão vocal muda dependendo do que você ingere

Preste atenção no que você ingere. Alguns alimentos e líquidos são péssimos para serem consumidos antes de precisar usar a voz. Assim, Bebidas geladas, viscosas, muito doces, cítricas, alcoólicas ou quentes demais são péssimas para quem vai usar a voz nas próximas horas. Eles não são bons para a prega vocal. Isso também acontece com alguns alimentos mais pesados e gordurosos. Todos esses não são interessantes de serem consumidos antes de usar a voz. Eles podem prejudicar a projeção e a expressão vocal, mas tudo bem ingerir eles em outros momentos, sem exagerar, claro. Mas, a longo prazo, alguns hábitos como fumar podem prejudicar não só as pregas vocais mas todo o resto relacionado a projeção da voz e respiração de forma permanente. Por isso, tome cuidado e se mantenha sempre hidratado e com uma alimentação saudável.

Exercícios de aquecimento são ótimos

Faça exercícios de aquecimento e relaxamento da voz. vários deles são bem rápidos e dá para achar até na internet alguns vídeos para te guiar. Você pode tanto praticar diariamente para manter a voz aquecida e treinada, como também logo antes do momento de usar a voz profissionalmente. Nunca force e se começar a sentir dor ou incômodo, pare, pois você está fazendo algo errado. 

Tem algo errado? Pare e consulte um profissional

Algo em sua voz te incomoda? Seja uma dor, uma dificuldade ou até alguma frustração por como ela soa, considere a consulta com uma fonoaudióloga. Com poucas sessões ela vai te passar um diagnóstico completo. Além disso, você receberá exercícios simples de se fazer em casa, focados nos seus objetivos. Isso é bom principalmente se suas metas como modelo envolverem mais o uso da voz e interpretação.

Quer saber mais sobre esse assunto? Na terça-feira, dia 31 de agosto, às 20h apresentaremos uma live no canal da Forum Model no YouTube. É só clicar aqui! Podem preparar suas perguntas que responderemos durante a transmissão. Leia outras dicas e matérias legais clicando aqui!

Crédito imagem de capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *