Na dúvida entre modelo comercial e fashion?

Na dúvida entre modelo comercial e fashion?

Quais são os tipos de modelo que existem? Se você quer ser modelo, está confuso e não sabe como escolher, este artigo é para você! Basicamente existem só dois tipos de modelo, o comercial e o fashion. São nessas duas categorias que as agências geralmente separam os modelos, para poder direcionar eles nos trabalhos. 

Modelo Comercial:

O modelo comercial é aquele que vai participar de comerciais de televisão, propagandas, figuração em filmes ou séries etc. Tudo isso pode acontecer em diferentes mídias, pode ser um comercial em vídeo, por exemplo, só para internet, ou uma foto que será usada em uma propaganda impressa, para estampar outdoors, panfletos, jornais e revistas. Tudo depende do trabalho. 

Outra característica do modelo comercial é a maior diversidade de perfis. Dependendo do público alvo da propaganda diversos perfis diferentes podem ser solicitados, variando muito altura, medidas, porte físico, cor da pele, cabelos entre outros. 

Como você deve ter percebido a carreira de modelo comercial é bem flexível e tem uma gama muito grande de possibilidades. É um mercado que nunca para e tem muitas oportunidades indo e vindo a todo momento. Por isso, talvez seja mais fácil para alguns fazerem dinheiro sendo modelos comerciais.

Modelo Fashion

Agora vamos falar de outro tipo de modelo, o modelo fashion. Esses são os que vão participar de desfiles, editoriais, capas de revistas, promoção de marcas de roupas e acessórios, enfim, tudo relacionado ao mundo da moda. Você provavelmente já ouviu falar das Fashion Weeks, como a de São Paulo, Nova Iorque e Paris. Aquelas modelos desfilando para essa semana da moda, são modelos fashion. Várias marcas de roupas e acessórios, além das propagandas, que utilizam modelos comerciais, também podem fazer ensaios fotográficos conceituais, fashion filmes ou até desfiles para divulgar uma nova linha. Neste caso os modelos que trabalham nessa parte, são fashion. 

Infelizmente esse é um mercado um pouco mais fechado e rígido, principalmente em relação a altura e medidas. Mas por sorte esse cenário está mudando e hoje já começamos a ver uma diversidade maior por aí nas passarelas. Nunca desista dos seus sonhos, e nós te encorajamos a seguir a direção que achar melhor, mas é importante ter em mente essa dureza maior do mercado fashion para não se frustrar tanto lá na frente. 

Qual devo escolher?

Por fim, fica o questionamento, você precisa necessariamente escolher um ou outro? Não. Em vários casos, quando você chega em uma agência você pode ser modelo comercial e fashion. Tenha uma boa conversa com seu booker e ele irá te orientar da melhor forma possível sobre esses caminhos.

Espero que vocês tenham gostado desse artigo e que ele tenha te ajudado a entender melhor esse universo dos modelos.

Nós temos vários posts com dicas no nosso Instagram, é só clicar aqui. Em breve teremos vídeo sobre esse assunto no nosso canal do YouTube. Clique aqui para visitar o canal e já se inscreva para não perder. Para mais matérias e dicas do mundo da moda clique aqui e conheça nosso site.

credito da capa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *